Rua Deputado Octávio Lopes, 195
Centro - Limeira/SP
HOME BLOG Cooperativa médica não pode vetar ingresso de profissional capacitado

Cooperativa médica não pode vetar ingresso de profissional capacitado

A 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que uma cooperativa de trabalho médico aceite o ingresso de um especialista em cirurgia do aparelho digestivo em seus quadros, em observância do princípio, que rege o cooperativismo, das "Portas Abertas".

Consta nos autos do processo que um médico especialista e com todas as qualificações necessárias para o exercício profissional teve sua inscrição negada nos quadros da cooperativa de trabalho mesmo após obter nota 8,2 em processo seletivo.

Em seu voto, o relator do recurso, desembargador Sérgio Shimura, lembrou que a legislação, no princípio das "Portas Abertas", explícita que "a adesão voluntária à cooperativa tem um número ilimitado", sendo a negativa possível somente em algumas exceções. O magistrado apontou que o "autor demonstrou sua qualificação técnica, não tendo a ré apresentado qualquer vício ou óbice quanto a tal requisito", completando que não se trata de uma interferência do Estado em questões da cooperativa, uma vez que "compete ao Poder Judiciário o exame da legalidade dos atos praticados".

Desta forma, a turma julgadora alterou a decisão de primeiro grau para obrigar a ré a admitir o autor em seu quadro de cooperados, de acordo com suas especialidades profissionais, em igualdade de condições com os demais médicos.

Apelação nº 1002983-65.2021.8.26.0568

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Leia Mais

Card image cap

Plano de Saúde deve custear musicoterapia, equoterapia e hidroterapia

Nesse dia Mundial da conscientização do Autismo, trazemos recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reafirmou o

Continuar lendo
Card image cap

Família será indenizada por drogaria após venda de remédio errado

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 6ª Vara Cível do Foro Regi

Continuar lendo
Card image cap

STF define parâmetros de custeio de medicamentos não incorporados ao SUS, mas com registro na ANVISA

O Supremo Tribunal Federal definiu critérios e parâmetros a serem observados nas ações judiciais de fornecimento de medicamentos p

Continuar lendo
Todos os direitos reservados
© Copyright 2025 | Gianotto - Sociedade de Advogados