Rua Deputado Octávio Lopes, 195
Centro - Limeira/SP
HOME BLOG Lei dispõe sobre o adiamento e cancelamento de eventos Culturais e de Turismo durante a Pandemia

Lei dispõe sobre o adiamento e cancelamento de eventos Culturais e de Turismo durante a Pandemia

Publicada no D.O.U. desta terça-feira, 25, a Lei 14.046/20 dispõe sobre o adiamento e o cancelamento de serviços, reservas e eventos dos setores de turismo e de cultura em razão da pandemia.

A Lei sancionada garante ao prestador de serviços ou sociedade empresária NÃO reembolsar os valores pagos pelo Consumidor, desde que assegurem:

- a remarcação dos serviços, das reservas e dos eventos adiados; ou

- a disponibilização de crédito para uso ou abatimento na compra de outros serviços, reserva e eventos disponíveis nas respectivas empresas.

No caso de remarcação, deverá ser respeitado os valores e as condições dos serviços originalmente contratados, no prazo de 18 meses, contados da data do encerramento do estado de calamidade.

Caso a opção seja por ofertar crédito ao consumidor, este poderá ser utilizado no prazo de 12 (doze) meses, contados da data de encerramento do estado de calamidade.

Tais operações ocorrerão sem custo adicional, taxa ou multa ao consumidor, em qualquer data a partir de 1º de janeiro de 2020 e se estenderão pelo prazo de 120 dias, contado da comunicação do adiamento ou do cancelamento do serviço, ou 30 dias antes da realização do evento, o que ocorrer antes.

Caso não seja possível a remarcação, disponibilização de crédito ou abatimento na compra de outros serviços, deverá o prestador de serviço ou sociedade empresária restituir o valor recebido do consumidor no prazo de 12 (doze) meses contados à partir do fim do estado de calamidade Decretado pelo Governo Federal, podendo ser deduzidos valores referentes aos serviços de agenciamento e de intermediação já prestados, tais como taxa de conveniência e/ou entrega.

Leia Mais

Card image cap

Cirurgião Dentista tem direito a aposentadoria especial

A 9ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve, por unanimidade, a sentença que reconheceu o direito de uma ciru

Continuar lendo
Card image cap

Sua empresa ainda não está acessando o Domicílio Eletrônico Judicial? Cuidado para não perder prazos

O Domicílio Eletrônico Judicial é uma ferramenta implantada pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ para reunir em um único

Continuar lendo
Card image cap

Animal de suporte emocional não se equipara a cão-guia para acompanhar passageiro em avião

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que os animais de suporte emocional não podem ser equiparados aos cães-

Continuar lendo
Todos os direitos reservados
© Copyright 2025 | Gianotto - Sociedade de Advogados