Rua Deputado Octávio Lopes, 195
Centro - Limeira/SP
HOME BLOG Publicada Lei que aumenta a validade e limite de pontos da CNH

Publicada Lei que aumenta a validade e limite de pontos da CNH

Publicada nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial da União a Lei 14.071/2020, que altera o Código de Trânsito.

Para condutores com menos de 50 anos, a validade da CNH foi estendida para 10 (dez) anos. Para condutores com mais de 50 anos a validade é de 5 anos, e os maiores de 70 a validade é de 3 anos.

A norma ainda torna todas as multas leves e médias puníveis apenas com advertência, caso o condutor não seja reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses. Foi criado ainda o Registro Nacional Positivo de Condutores, que listará os bons condutores.

A gradação dos pontos para a suspensão da carteira ficou em 20, 30 ou 40 pontos em 12 meses, conforme haja infração gravíssima ou não.

Sendo assim, o condutor será suspenso com 20 pontos se tiver cometido duas ou mais infrações gravíssimas; com 30 pontos se tiver uma infração gravíssima e com 40 pontos se não tiver cometido nenhuma infração gravíssima, no período de 12 meses.

Todos aqueles condutores que exercem atividades remuneradas (motoristas de ônibus ou caminhões, taxistas, motoristas de aplicativo ou moto-taxistas) terão a carteira suspensa com 40 pontos, independente da natureza da infração.

Caso esses condutores, que exercem atividades remuneradas, atingirem 30 pontos em 12 meses, e participarem de curso preventivo de reciclagem, terão toda pontuação zerada.

A Lei entra em vigor 180 dias após sua publicação.

Leia Mais

Card image cap

Em vigor, Lei que dispõe sobre atividade de musicoterapeuta

Foi sancionada a Lei 14.842/2024 que dispõe sobre a atividade profissional de musicoterapeuta. Referida atividade já é usada p

Continuar lendo
Card image cap

Médica que atuou na pandemia terá abatimento de 24% em saldo do FIES

Uma médica que atuou na linha de frente da covid-19 terá seu saldo devedor do Financiamento Estudantil ao Estudante de Ensino Superior (FIES) a

Continuar lendo
Card image cap

Homem deverá indenizar mulher que teve conversas em áudio vazadas

A 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve decisão que condenou homem a i

Continuar lendo
Todos os direitos reservados
© Copyright 2024 | Gianotto - Sociedade de Advogados